Tags

, , , , , , , , , , , , , ,

Olá amigos (as) do Viniferoblog, como passaram de festas de final de ano? Por aqui tudo muito bem, e vamos lá continuar nossos posts aqui, e tirar a poeira pois o Viniferoblog já estava reclamando.
Continuando os posts sobre a viagem ao Uruguai, nossa próxima parada foi a bodega Bouza que fica colada à Montevideu, saímos da Pizzorno e o pessoal do Senderos Del Tannat nos conduziu até a Bouza, bem próximas as duas.

2016-11-14-14-12-04

Bodega Bouza

Algo a meu ver mais comercial, voltada para atender bastante turista e com uma produção maior. Com seus vinhedos espalhados por 3 regiões a Pán de Azúcar, distribuída por 7,5 hectares onde se encontram ali plantadas Riesling, Chardonnay, Pinot Noir, Merlot e Tannat, a região de Melilla lugar bem bacana com 10 hectares, ali se plantam 5 castas (Alvarinho, Chardonnay, Merlot, Tempranillo e Tannat) e é onde os vinhos são elaborado e engarrafados, algo em torno de 120 mil garrafas ano.

A cave subterrânea é bem interessante contando com seus tonéis de carvalho francês e americanos além de uma adega privada da família onde se pode encontrar várias garrafas de cada safra e vinhos ali produzidos. Vocês não tem ideia de como é bom o aroma exalado por tais tonéis. Somente indo para sentirem.

2016-11-14-13-39-01

Barreiras – Bodega Bouza

E o vinhedo da região de Las Violetas o maior deles, onde em seus 15 hectares se plantam Alvarinho, Chardonnay, Merlot, Tempranillo e Tannat, estes são distribuídos em 4 hectares para barreiras entre 20 e 40 anos de existência e o outros para vinhas mais jovens.
Em seu complexo (Melilla) além da área de produção e vinhedos você também pode encontrar uma bela coleção de carros e motos, um vagão de trem e um belo restaurante onde fizemos a degustação com o almoço, cuja reserva ficou sob responsabilidade do pessoal do Senderos.

2016-11-14-14-18-20

Rest. Bodega Bouza

Nos foi apresentado 4 vinhos que abaixo serão mencionados.

Um menu bem bacana e sofisticado pode se encontrar ali, achei o serviço um pouco a desejar pois haviam muitas pessoas e acredito que isso tenha deixado está má impressão.

Meu almoço foi de entrada torta espanhola (P1), prato principal picanha e legumes (P2) assados e sobremesa Panna Cota de laranja (P3).

Estava espetacular a comida e os vinhos foram muito bem com cada prato.

Iniciaram a degustação com o Bouza Albariño 2016 (V1), regiões de colheita Las Violetas, Canelones Melilla e Montevideo 100% Albariño. Bem bacana com aromas de pêssegos e flores brancas e boa acidez. Uvas selecionadas manualmente, maceração pré-fermentativa durante 5 horas a 8ºC, fermentação 90% em taque e 10% em barrica de carvalho francês. 14% teor alcoólico.

Segundo do menu degustação, foi o Bouza Merlot 2015 (V2), regiões de colheita Las Violetas, Canelones Melilla e Montevideo, 100% Merlot. Trouxe aromas de frutas vermelhas puxando mais para ameixas, além de toques de baunilha. Médio corpo e acidez e taninos equilibrados, fermentação a 26ºC e envelhecimento durante 8 meses em barricas de carvalho francês. 13,5% teor alcoólico.

Passamos então para o Bouza Tempranillo A18 de Melilla (V3) – Montevideo,100% Tempranillo, com aromas de frutas negras, especiarias, baunilha e leve tostado, sua vinificação é feita por colheita manual e seleção uva a uva, fermentação durante 8 dias, envelhecimento 9 meses em barricas de carvalho americano, 13,5% teor alcoólico.

E finalizamos com o Bouza Monte Vide Eu (V4), Tannat, Merlot, Tempranillo, Las Violetas, Canelones Melilla, Montevideo, composto por 47% Tannat, 35% Merlot e 18% Tempranillo. Aroma bem frutado lembrando framboesas e cerejas, com toques de especiarias, mais complexo que os outros ótima estrutura entre taninos, acidez e corpo, com final longo. Sua vinificação se dá de forma separada de cada casta, tempo de maceração de 15 dias, e envelhecimento também separados de 9 a 14 meses em barricas de carvalho francês e americano. 12,8% teor alcoólico.

Experiência bem bacana, que os amantes de uma boa gastronomia e vinhos certamente deveriam fazer, recomendo certamente.

Obrigado amigos em breve mais posts aqui no Vinifero Blog. Abraços.

 

Banco de imagens (arquivo pessoal) direitos reservados.

Almoço – Pratos

Vinhos da Harmonização. 

 

Referências

Site Oficial: Bodega Bouza

Instagram:

Facebook: 

Anúncios