Tags

, , , , , , , , ,

Por que dizer que um vinho é equilibrado?

Olá amigos do Viníferoblog, certamente nós amantes da bebida de Baco em algum momento nos deparamos com comentários do tipo “nossa esse vinho é equilibrado” e possivelmente tenha lhe pintado esta dúvida, então vamos lá.

Um vinho como já visto anteriormente em Como é Feito – Tinto mediante todo seu processo de produção vai modificando sua origem e ganhando suas características, e ai que entram algumas observações referentes ao seu equilíbrio. Este estado do ser equilibrado contempla a harmonia entre a acidez, álcool, tanino e açúcar. O vinho é percebido por quem o bebe como equilibrado pois estes componentes não destoam, existe um casamento perfeito entre eles o que deixa o vinho bem mais interessante e agradável de se beber.
2016-11-14-15-13-01Mas espera ai sempre será assim? Não, como o processo de produção é complexo, muitas vezes o vinho pode ter mais álcool do que o esperado, sua acidez pode estar muito elevada, ou os taninos se sobressaíram e trouxeram muita adstringência e acaba “amarrando a língua” este mais comuns nos tintos.

Também podemos destacar algumas outras observações como por exemplo nos vinhos de sobremesa, este equilíbrio muda pois ele tende a ser mais doce/açucarado ou os vinhos mais leves e frescos que tendem a ter acidez mais elevada entrando aqui tintos, brancos e espumantes.

E não para por ai podemos complicar ainda mais essa brincadeira e também avaliar o equilíbrio visual e olfativo. Que vocês podem ler no post Degustação.

Então vamos lá lhes convido a fazer o teste, prove seu vinho, e na boca tente notar o equilíbrio entre (açúcar, álcool e tanino), se quiserem avancem até a avaliação visual e olfativa e vamos lá o essencial é nunca parar de provar.

E por ai vai, espero que tenham gostado do post, de forma resumida mas sempre pensando em vocês amigos leitores.

Até o próximo post.

Anúncios