Tags

, , , , , , , , ,

Certamente o título lhe causou uma certa dúvida caro leito do Viniferoblog, mas realmente existem estes tais momento e combinações?

Digo que sim, e não, tudo vai depender da sua maneira de ver ou vivenciar seu momento. Ok, deixei ainda mais dúvida em sua cabeça, pois bem vamos tentar explicar.

O manual dos apreciadores e especialistas realmente sugere um tipo de vinho para cada situação, como visto anteriormente em como se faz aqui mesmo no Viniferoblog, como por exemplo como são feitos os Tintos ), ou os Branco e Roses ),também pode acompanhar os métodos de produção dos espumantes/ champagnes  além dos fortificados e de sobremesa ). E recapitulando estes posts somado aos de harmonizações  surgem indicações de quais vinhos são destinados a cada momento.

Como por exemplo um espumante de entrada para receber seus convidados enquanto belisca saladinhas e canapés, ou mesmo o momento de abrir um branco para acompanhar um peixe, ou um vinho mais encorpado, cuja potência alcoólica e sabor vão bem com carnes de corArquivo 24-03-17 15 03 27deiro, javali ou até mesmo com um churrasco. Um Malbec e até mesmo um Shiraz australiano iriam bem aqui, tudo isso sim pode e deve ser seguido, pois já foram testados e aprovados.

Mas eis que pinta o divertimento, desde que não seja um ambiente totalmente formal e que tais regras de degustação e harmonização sejam necessárias ser seguidas, surge a parte legal do mundo dos vinhos, o apreciar se divertindo, isso mesmo, nada lhe impede de tomar seu branco favorito comento carne vermelha, ou seu espumante com um pudim de leite, aqui em seu momento o que manda é seu estado de espírito, onde poderá simplesmente tomar seu Champagne sozinho curtindo um final de dia triste, ou abrir seu Barolo para comemorar o nascimento de sua filha (o).

Assim quem dita a regra é você, não o renomado sommelier, reafirmando que todos desempenham sua importância dentro de seu contexto.

Então com este breve post queria convidá-los a se arriscar mais nas combinações, e também porque não mudar os hábitos, se nunca bebeu um vinho rosé, vamos lá se aventure abra um geladinho garanto que vai gostar, ou mesmo quem somente bebe vinho doce, venham conheçam sem pré-conceitos a gama de sabores, cores, aromas e qualidades que existem além deste que sempre compra.

Lembrando sempre da máxima, que vinho bom é o vinho que você gosta, e vamos lá.

Caso queiram compartilhar este momento ficaria muito feliz em saber qual foi o escolhido.

Abraços e até o próximo post.

Anúncios