Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Olá amigos do Viniferoblog, tive o prazer de mais uma vez conhecer a linda cidade de Reims berço dos Champagnes, e neste post contarei um pouco sobre essa experiência incrível onde tive a oportunidade de visitar a tradicionalíssima Ruinart

Vignette_5a_0

cuja história se funde as raízes da cidade.

A Maison Ruinart/ Casa Ruinart é datada de 1729 como sendo a 1ª empresa do mundo a produzir Champagne, suas caves subterrâneas são patrimônio declarados pela UNESCO que formam grandes corredores,  e estes corredores/túneis de aproximadamente 8 quilômetros são obras humanas e naturais onde descansam os champanhes produzidas por eles, tida como a mais profunda cave do mundo com 38 metros de profundidade, possuem corredores que desembocam em grutas gigantescas, os locais ideais para o armazenamento e envelhecimento do liquido borbulhante tão famoso mundo afora, pois preservam a temperatura média em 11ºC, umidade e luminosidade perfeitas para tal, o silencio ali dentro é impressionante. E confesso andar lá embaixo é bem legal e incrível.

Tais caves foram utilizadas pela população local durante a guerra como forma de se protegerem de ataques aéreos, devido a sua profundidade serviam como uma espécie de Bunker.

Hoje a Ruinart pertence a um grupo muito famosos chamado, LVMH (LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton SE), uma holding francesa especializada em artigos de luxo, que preza pela excelência e qualidade de seus produtos, o que mantem o padrão altíssimo da Ruinart mantendo assim a tradição trazida por gerações e gerações.

Fomos recepcionados para um tour privado e logo nos direcionamos para uma sala reservada para na recepção, ali tivemos a oportunidade de saber um pouco mais da história e processos de produção da champagne, posteriormente iniciamos o tour e finalizamos com uma bela degustação de Ruinart Rose, Ruinart Blanc de Blanc, e as especialíssimas Dom Ruinart Rose 2004 e a Dom Ruinart Blanc de Blanc 2006.

Tour sensacional, atmosfera muito acolhedora e pessoal de atendimento muito profissional. Cave possui estacionamento, banheiro e acessibilidade.

Abaixo informações que podem ser úteis, ahhh para quem tem muito frio leve um casaco pois lá embaixo é bem gelado (risos) nos foi oferecido um cobertor mas não foi necessário.

Tour Ruinart – Preço aproximado por pessoa 70,00€ tour aproximado 2 horas

Degustação

Ruinart Rose – 45% Chardonay 55% Pinot Noir

Ruinart Blanc de Blanc – 100% Chardonay, uvas como eles dizem colhidas do coração do melhor vinhedo da Maison.

Dom Ruinart Rose 2004, sempre uma mistura única, 80% Chardonay e 20% Pinot Noir, composição recebe o melhor de vários vinhedos da Maison. . Fermentação em tanques de aço inox

Dom Ruinart Blanc de Blanc 2006, 100% Chardonay sendo 63% da região de Côtes des Blancs e 37% da região ed Montagnes Reims, é a combinação perfeita das safras. Fermentação em tanques de aço inox.

Referências:

Endereço: 4 Rue des Crayères, 51100 Reims, França

Instagram: https://www.instagram.com/ruinart/

Site: https://www.ruinart.com/en-us

Dicas: Bem fácil ir de Paris até Reims, de TGV os trens de alta velocidade você pode chegar em menos de 1hr e tomar uma Champagne direto na fonte.

Estação Paris EST – REIMS

Estação Paris EST – Champagne Ardene

Da estação pegue um taxi ou mesmo um Uber, se preferir pode verificar com o pessoal da Ruinart se existe serviço de Shuttle.

Site: http://www.raileurope.com.br/

Fotos arquivo pessoal uso restrito

Anúncios