Tags

, , , ,

Dicas e Curiosidades

Porque girar a taça de vinho?

Há milhares de partículas responsáveis pelo aroma de um vinho e é quando se gira a taça que elas se desprendem com maior facilidade, liberando perfume e à medida que o vinho interage com o oxigênio ele evolui e, consequentemente, seu paladar ganha características únicas podendo ser ótimas ou dependendo do vinho péssimas.

Foto Rodney

http://entretenimento.r7.com/blogs/enodeco/files/2011/11/L%C3%A1grimas1.jpg

Vinhos choram? O porquê das lágrimas na taça de vinho.

Com certeza, todos nós já observamos que, antes de provar o vinho, os profissionais e enófilos em geral, fazem o nobre líquido girar na taça por alguns instantes.

Além de dar à degustação um charme especial, esse passeio do vinho pela taça serve para o que vimos no item passado, além de ser uma parte importante na parte visual da degustação.

A cor do vinho nos diz muito a respeito dele, além disso, ao girar o vinho na taça, surgem lágrimas que escorrem nas laterais da taça, ok mas e dai? Muito bem ao girar o vinho na taça, forma-se uma tênue camada por capilaridade, ou seja o vinho “escala” a taça, aumentando ainda mais esta camada (absolutamente imperceptível). Como o álcool evapora mais rapidamente que a água e tem uma tensão superficial (capacidade de um líquido se comportar como uma membrana elástica) menor que esta, após alguns segundos, a camada se rompe e surgem as lágrimas ou pernas do vinho, que escorrem pela taça.

Deixando a física de lado, o que é importante para a degustação é:

Quanto mais alcoólico o vinho, maior o número de lágrimas, mais juntas e mais lentas elas descerão a taça.

Quanto menos alcoólico o vinho, menor o seu número de lágrimas, mais afastadas e mais rapidamente elas descerão a taça

Ufa, e todos estes procedimentos antes mesmo de se pôr o vinho na boca (risos), agora se ainda acha que isto tudo é muita teoria vá direto a prática e aprecie seu vinho.

Fonte: “O gosto do Vinho” – Autores: Jacques Blouin e Émile Peynaud Editora: Wmf Editora